Ensinar exige criatividade e observação
Ensinar língua estrangeira em um país onde a população mal sabe falar o próprio idioma - no caso do brasileiro, o português, não é tarefa fácil. Principalmente quando os aprendizes estão em uma fase da vida em que há pouco interesse sobre muita coisa, seja por falha do sistema de ensino, ou não. E, o sucesso para se obter êxito diante de tantos empecilhos está na criatividade. E na observação.
Foi pensando nisso que a professora Michele Raitz, que leciona às turmas do ensino fundamental do Colégio Feliciano Pires, resolveu apostar no gosto dos próprios alunos para ter sucesso no conteúdo que precisava passar. "A música, percebi que é um gênero que está presente no dia a dia de todas as pessoas. Principalmente em nosso alunos. Assim como a tecnologia", destacou.
A missão foi dada ainda ano segundo bimestre do ano letivo de 2010. Divididos em grupos, os alunos receberam a missão de criar um vídeo, tendo como trilha sonora uma canção em inglês. Todo o processo de criação, bem como tradução e montagem das cenas, foi elaborado pelos próprios estudantes.
Passados vários meses, 28 trabalhos surgiram. Desses, 18 foram selecionados para apresentação em público. Apresentação esta que aconteceu na noite dessa segunda-feira (29), no próprio colégio, a alunos e convidados especiais. Além da nota, outras premiações, como troféus aos melhores. "Tentei interligar a minha disciplina, que é o inglês, com a música e a tecnologia, fatores cada vez mais presentes no cotidiano dos jovens", finalizou Michele.
Pelo o que se pôde observar na ansiedade dos alunos antes da apresentação, deu certo.


